• VIDUPLO® | SYSTEM GLASS BATH
  • VIDUPLO® | GLASS PLUS
  • VIDUPLO® | SYSTEM GLASS KITCHEN
A D G P S V W
D - F

 

D

Daylighting
Termo inglês significando « luz natural » e utilizado para designar os sistemas que reorientam a luz por reflexão sobre superfícies reflectores e orientáveis. Este sistema integrado aos vidros permite uma melhor difusão da luz quando admitida pelas janelas sem encandear o observador.

Decibel (dB)
O decibel é uma unidade de medida da intensidade do ruído.

Desidratante
Produto geralmente do tipo “tamis molecular”, incorporado no intercalar do vidro duplo para assegurar a desidratação da câmara de ar ou do gás que o preenche.

DPI
Iniciais dos termos ingleses que designam a resolução por pontos de uma imagem (Dots Per Inch). Esta resolução também pode ser designada por PPP (número de Pontos por Polegada).
 

DTU 39 (Documento Técnico Unificado N° 39 - Norma NF P 78-201) e anexo A1 (em França)
Documento que reúne as normas referentes a espelhos e vidros identificação dos produtos, colocados na obra e dimensionamento.


E

E, EI, EW
Símbolos que, associados a uma duração, definem uma classe de resistência ao fogo.
E: critério de estanquicidade às chamas e a gases quentes
I: critério de isolamento térmico durante um incêndio
W: critério opcional de limitação do fluxo calorífico máximo

Elevado Rendimento 
Diz-se que um vidro duplo é de Elevado Rendimento quando integra um vidro de baixa emissividade. Por vezes também se utiliza a designacao de vidro duplo de Isolamento Térmico Reforcado.

Emissividade 
A emissividade é uma propriedade de superfície. Quando duas superfícies se encontram, uma em frente à outra, e a temperaturas diferentes, trocam calor por radiação, em função da emissividade. A emissividade normal do vidro clássico é igual a 0,89; a dos vidros com « capa de baixa emissividade » (em ingles low-E) pode atingir 0,03. A emissividade é utilizada para calcular o coeficiente U dos vidros duplos.

Espectrofotometria 
Ver características energéticas e luminosas.

Espelhagem
Operação que consiste na deposição de uma capa metálica reflectante sobre um vidro para obter um espelho.


F

Factor solar g 
Fracção da radiacao solar incidente que entra num local e transmitida através do vidro (transmissao + reemissao energética do vidro para o local). É uma das características essenciais dos vidros com capa de controlo solar.

Float
Ver vidro float.

Fotocatálise
Propriedade de alguns materiais capazes de degradar compostos orgânicos na sua superfície sob acção de raios UV.

Fusing
Fusão de vidros de diferentes cores que permite obter efeitos decorativos em relevo.

Franjas de interferência (ditas de Brewster)
Em determinadas condições de iluminação, passageiras, podem-se produzir fenómenos ópticos por combinação dos raios reflectidos por uma superfície de vidro que dão lugar ao aparecimento de franjas coloridas, chamadas franjas de interferência (ou de Brewster). Este fenómeno deve-se à rigorosa planura e ao perfeito paralelismo das faces do vidro.