G
g
Símbolo do factor solar (anteriormente FS).
H
Heat-Soak Test (HST)
Designacao inglesa. Tratamento térmido complementar da tempera, destinado a eliminar os vidros que apresentam risco de rotura espontânea e aleatória do vidro temperado termicamente.
I
Imóvel de Grande Altura (IGH)
Imóveis para habitação: mais de 50 m. Todos os outros imóveis: mais de 28 m.
Índice de redução acústica
Este índice caracteriza as características acústicas de uma parede. Indica a diferença entre os níveis sonoros que se fazem sentir de cada lado da parede para um espectro de ruído normalizado (por exemplo, ruído ao tráfego).
Índice de selectividade
É o quociente entre a Transmissão Luminosa e a quantidade de energia solar admissivel dentro do edifício (Factor Solar).
Isolamento térmico reforçado
Ver Rendimento Elevado.
L
Laminado
Ver vidro laminado.
Low-E
Designação inglesa para vidros com capa de baixa emissividade.
Ver Baixa emissividade.
M
Magnetron
Processo de deposição de uma capa sobre o vidro.
Ver capa sob vácuo.
Marcação CE
Desde a entrada em vigor da marcação europeia, qualquer produto em vidro utilizado em construção ou em edifícios e comercializado na União Europeia, tem de evidenciar marcação. Esta marcação pode vir colocada sobre o produto, sobre a sua embalagem ou sobre os documentos comerciais que o acompanham.
A marcação CE é uma obrigatoriedade legal aplicável aos produtos de construção a introduzir em obra a título definitivo. A partir de 1 de Fevereiro de 2010 todas as janelas e portas pedonais exteriores comercializados no espaço económico europeu têm de possuir marcação CE de acordo com o disposto na Directiva 89/106/CEE, de 21 de Dezembro de 1988.
Pretende a legislação, em articulação com a normalização europeia, que só sejam comercializados no espaço económico europeu produtos aptos para a função a que se destinam satisfazendo os seguintes requisitos essenciais:
- Estabilidade e resistência mecânica;
- Segurança contra incêndios;
- Higiene, saúde e ambiente;
- Segurança na utilização;
- Protecção contra o ruído;
- Economia de energia e retenção de calor.
N
NF
Normas francesas.
Normas Th-K
Documento Técnico Unificado (DTU P 50-702) estabelece as regras de cálculo das características térmicas úteis das paredes de construção (Fevereiro 1997).